As estatísticas de setores ligados a reciclagem mostram que quase 45 toneladas de resíduos serão gerados por pessoa durante a sua vida no planeta, criando um impacto substancial em questões ambientais, como aterros sanitários, conservação de energia, contaminação e diminuição de recursos. A reciclagem é uma prática que pode ser implementada no dia-a-dia que pode ajudar a manter nosso planeta mais verde e a reduzir seu efeito negativo na terra. Aqui estão nove dicas de reciclagem para todos nós:
1. Passos iniciais da Reciclagem
Depois de tomar a decisão de reciclar, colocar muita pressão em si mesmo para se tornar “verde” pode resultar em um pouco de frustração durante o processo de aprendizado. Dê a si mesmo permissão para começar aos poucos. Aprenda sobre um aspecto do processo e implemente-o, tornando-o um hábito para você e outros membros do grupo antes de passar para a próxima etapa. Ao dar pequenos passos, é mais provável que você integre a reciclagem ao seu estilo de vida permanentemente de tal maneira que jamais abandonará esse hábito.
2. Reduzir e Reutilizar
Embora possa não parecer parte da reciclagem, reduzir a quantidade de materiais que você usa e reutilizar itens em vez de jogá-los pode ajudar em seus esforços de reciclagem. Limite a quantidade de objetos que precisam ser jogados em suas lixeiras e você evitará ficar abarrotado por produtos recicláveis.
3. Saber o que pode ser reciclado
É fácil ignorar itens que podem ser reciclados ou ficar confuso quanto o quê e como fazer. Você deve verificar com o seu provedor de serviços de reciclagem os detalhes sobre o seu programa em particular, mas aqui estão as dicas básicas.
Papel e Papelão:
Papeis de todos os tipos são aceitáveis, incluindo livros, panfletos, revistas e papel colorido. Evite papéis de cera. O papelão pode ser reciclado desde que não esteja com alimentos e graxa, como é comum nas caixas de pizza. Remova os plásticos antes de reciclar cereais ou outras caixas de alimentos.
Plástico:
A maioria dos plásticos recicláveis tem números que indicam seu tipo, geralmente no fundo da embalagem, e um a sete são geralmente aceitos. Muitos utensílios descartáveis não podem ser incluídos, infelizmente, devido à mistura de baixa qualidade dos plásticos utilizados. Se você puder deformar facilmente o plástico, por exemplo, com um saquinho, não coloque em sua lixeira, pois dessa forma levarão dezenas de anos para se decompor.
Alumínio:
Em geral, todas as latas de alumínio são aceitas para reciclagem. Enxaguar líquidos, especialmente refrigerantes e sucos, a fim de evitar odor. Se você está sem espaço, você pode amassar as latas.
Vidro:
A maioria dos recipientes de vidro pode ser reciclada. Lave-os antes de colocá-los no lixo e evite quebrá-los. Se o vidro quebrar, ele não poderá ser reciclado, pois a mistura de cores diferentes pode contaminar lotes individuais.
4. Tenha uma lixeira em cada cômodo
Pergunte à maioria das famílias que reciclam onde estão suas lixeiras e você provavelmente perceberá que quase sempre é “na cozinha”. Infelizmente, muitas das outras salas são negligenciadas, permitindo que materiais perfeitamente recicláveis acabem em latas de lixo.
Coloque uma lixeira no banheiro para coletar rolos de papel higiênico de papelão, recipientes de produtos vazios, frascos de comprimidos e embalagens. No escritório ou sala de artesanato, você pode coletar papel de impressora, garrafas, arquivos antigos, panfletos e panfletos. O quarto fornece, entre outros itens, recipientes de produtos, listas de tarefas e revistas.
Não se esqueça da garagem, onde você não tem apenas itens como potes, garrafas e resíduos do projeto, mas itens que vêm com você para fora do carro depois de ter estacionado, como garrafas de vidro e latas.
5. Reciclar aparelhos antigos e produtos de tecnologia
Com as enormes quantidades de tecnologia no mundo hoje, os aterros sanitários estão repletos de computadores, telefones celulares, televisores, impressoras e muito mais. Em vez de jogar seus itens tecnológicos obsoletos no lixo fale com especialistas em reciclagem como a Ponte Reciclagem.
Para muitos aparelhos antigos, pode ser perigoso simplesmente descartar no lixo. Isso é especialmente importante para geladeiras e freezers mais antigos, pois podem ter um tipo de isolamento (CFC-11) que pode ser danoso para o meio ambiente. Para ajudá-lo a descartar esses aparelhos de maneira segura fale com especialistas de reciclagem.
6. Reciclar Água
Sim até a água, podemos reaproveita-la, antes de deixar a água usada ir pelo ralo, encontre maneiras de reciclá-la no trabalho ou em sua casa.
Um clássico exemplo é a água usada pra lavar roupas dá máquina, você pode reutiliza-la para lavar o quintal por exemplo, ou na empresa a água de um processo final pode voltar para a etapa inicial deste gerando economias e salvando água de nosso planeta.
Deixar um comentário